Comitiva do CRCSC participa do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil

Data: 23 de fevereiro de 2024
Créditos: Bianca Backes e Maitieli Weber

A presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), Marisa Luciana Schvabe de Morais, vice-presidentes e diretores da entidade, além dos catarinenses Sérgio Faraco (conselheiro do CFC) e Juarez Carneiro (ex-presidente do CFC e coordenador da Comissão de Divulgação do CBC), participaram do Seminário de Gestão, Planejamento Estratégico, Governança e Diretrizes Gerais do Sistema Contábil, nesta semana, em Brasília.

O evento reuniu, entre os dias 19 e 22 e fevereiro, dirigentes de todo o sistema CFC/CRCs, com palestrantes como a do presidente do CFC, Aécio Prado Dantas, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e o Secretário Especial da Receita Federal do Brasil, Robinson Sakiyama Barreirinhas.

O vice-presidente de Governança e Gestão Estratégica do CFC, contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho também foi um dos palestrantes e abordou o tema Governança e Compliance no Sistema CFC/CRCs. De acordo com o contador, a prática de governança é uma decisão de gestão: “O que propomos é que, com práticas de governança bem aplicadas e orientadas, nós possamos elevar a nossa capacidade de entrega, alinhada com a expectativa dos nossos profissionais da contabilidade.”

Os vice-presidentes do CRCSC também participaram de reuniões das câmaras que aconteceram simultaneamente durante o Seminário, entre elas, a câmara de Fiscalização, Ética e Disciplina, Desenvolvimento Operacional, Controle Interno, Registro e Técnica.

Durante a programação, aconteceu também a cerimônia de Posse do Diretor do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). O contador Aécio Dantas foi reconduzido ao cargo de presidente, e novos conselheiros assumiram 1/3 do plenário do CFC. A solenidade contou com a presença de contadores de todo o país, familiares dos empossados e autoridades de todas as esferas de governo.

Divulgação CBC - O presidente do CFC, Aécio Dantas, deu ampla divulgação ao 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (21º CBC), durante o Seminário. Os participantes assistiram a um vídeo com informações sobre o maior evento da contabilidade brasileira que, neste ano, reunirá cerca de 6 mil pessoas em Santa Catarina, mais precisamente em Balneário Camboriú. Durante o evento, a presidente do CRCSC  também falou sobre a expectativa de receber participantes de todo o Brasil, já que nos 100 anos de história do CBC, essa é a primeira vez que o congresso é realizado em solo catarinense.