Curso sobre Contabilidade Aplicada ao Setor Público

Data: 17 de junho de 2011

\"\"

O Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Avançada foi ministrado pelos analistas de Finanças e Controle da Secretaria do Tesouro Nacional, Bruno Ramos Mangualde  e Henrique Ferreira Souza Carneiro (foto)

O Instituto de Contas (ICON) do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e a Secretaria do Tesouro Nacional, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), promoveram, de segunda a quinta-feira desta semana, o Curso de Contabilidade Aplicada ao Setor Público – Avançada, com o objetivo de formar multiplicadores para disseminar o enfoque patrimonial e a nova estrutura das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público, a ser utilizada pela União, Estados e Distrito Federal a partir de 2012 e pelos municípios, a partir de 2013. O encontro foi realizado no auditório do CRCSC.

\"\"De acordo com a diretora executiva do ICON, Joseane Aparecida Correa, participaram do curso servidores do próprio TCE e, também, de órgãos como secretarias da Fazenda do Estado e de municípios, Tribunal de Contas da União, CRCSC e Ministério Público, dentre outros. “Tentamos reunir representantes tanto dos órgãos que executam como dos que fiscalizam, como o Tribunal de Contas”, observou. “As novas normas exigem uma mudança muito grande de paradigmas e precisamos estar preparados para fazer frente a essa revolução que está acontecendo na área contábil.”
Na avaliação da coordenadora da Comissão de Integração com Contabilistas Públicos do CRCSC, conselheira Michele Patricia Roncalio, o curso possibilitou, além da atualização e reciclagem do conhecimento, uma grande troca de experiências. “Pudemos perceber que Santa Catarina e seus municípios estão numa posição de vanguarda em relação ao processo de implantação da nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público”, considerou.

Participando do curso à convite do CRCSC, o contador-geral da Prefeitura de Chapecó, Kleber Mércio Nora, também ressaltou a importância do intercâmbio de experiências. “As dificuldades que enfrentamos são muito parecidas e nos ajuda bastante discuti-las com colegas de outros municípios e, também, do TCE”, disse. Para ele, o novo plano de contas representa uma mudança radical no modo de trabalhar os dados.
O controlador interno da Câmara de Vereadores de Chapecó e professor da Unochapecó, Celso Galante, acredita que as mudanças vão tornar a contabilidade pública mais atraente para os acadêmicos. “Ela fica mais próxima da contabilidade empresarial, o que deve levar um número maior de estudantes a optar pela área pública, ajudando a suprir a falta de profissionais existente hoje no mercado”.

\"\"O professor da Unochapecó, Celso Galante, a conselheira Michele Roncalio, o palestrante Bruno Ramos Mangualde e o contador-geral da Prefeitura de Chapecó, Kleber Mércio Nora

A conselheira Michele Roncalio informou que o Projeto de Educação Continuada do CRCSC já está programando para o segundo semestre uma nova rodada de cursos voltados a divulgar o novo enfoque da Contabilidade Aplicada ao Setor Público.
Já o ICON, criado pelo TCE/SC para suprir a necessidade de capacitação tanto do público interno (servidores) como externo (prefeitura e outros órgãos), vai promover de julho a agosto, em várias regiões do Estado, o Ciclo de Estudos de Controle Público da Administração Municipal. Conforme Joseane Correa, na medida do possível, o ICON está preparado para atender demandas regionalizadas.  “No ano passado, o programa de capacitação atendemos 1.147 servidores do TCE/SC e quase quatro mil de outros órgãos. Em 2011, nossa meta é de dois mil e cinco mil, respectivamente”, informou.

Fonte: Márcia Quartiero / Assessoria de Comunicação CRCSC