Profissionais de Palhoça debatem fiscalização e a adoção do padrão IFRS

Data: 9 de junho de 2011

\"\"Mais de 40 profissionais da região de Palhoça participaram, nesta quinta-feira, do café da manhã promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), em conjunto com a delegacia da entidade em Palhoça e o Núcleo dos Contabilistas do município. Realizado na sede da Associação Empresarial (Acip), o evento debateu temas referentes à fiscalização do exercício da profissão e contou com uma palestra sobre IFRS, ministrada pelo vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Edson Francês, e pelo conselheiro José Mateus Hoffmann.
Antes de começar o debate sobre a Fiscalização e as novas regras impostas pela convergência às regras\"\" internacionais de contabilidade, fizeram uso da palavra o delegado do CRCSC Adriano Mattos, a presidente do Núcleo de Contabilistas do município, Marlene Mattos, o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, e o vice-presidente de Administração e Finanças, Adilson Cordeiro, que enfatizou a necessidades dos profissionais investirem na capacitação, para fazer frente à adoção do Sped Contábil e Fiscal e ao padrão IFRS. “Ao mesmo tempo em que há uma grande valorização da profissão contábil, o momento atual impõe à nossa classe grandes desafios, que só poderão ser vencidos se o profissional estiver consciente da importância de se qualificar e se manter atualizado”, observou Cordeiro.
\"\" O vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Edson Francês, disse aos profissionais de Palhoça que “prevenção” e “orientação” são as palavras que regem o trabalho da Fiscalização do CRCSC. Ele ressaltou, porém, que nenhuma empresa de contabilidade do Estado deixará de ser fiscalizada. “No máximo a cada três anos, todas receberão a visita de um de nossos fiscais”,  disse. Conforme ele, os empresários da contabilidade não  devem ficar temerosos com a chegada da Fiscalização. “É um ótimo momento para verificar se tudo está sendo feito de forma correta e sanar possíveis problemas”, disse.
Sobre o padrão IFRS, Francês observou que a adoção das normas internacionais de contabilidade é um processo irreversível, que vai exigir dedicação, muita leitura e qualificação da parte de todos os profissionais da contabilidade. “Quem não aceitar isso, está ameaçado de ficar à margem do mercado”, alertou.

No dia 16, iniciativa idêntica será realizada em São José, com o apoio da AEMFLO e CDL-SJ, por meio do Núcleo de Contadores de Gestão Empresarial – NUCONT. Informações www.crcsc.org.br.

Fonte: Márcia Quartiero – Assessoria de Comunicação CRCSC