Contabilidade Pública: Encontro reúne mais de 550 profissionais

Data: 1 de dezembro de 2010

\"\"

Mais de 550 profissionais participaram do I Encontro Catarinense dos Contadores e Controladores Públicos, promovido pelos Conselhos Federal e Regional de Contabilidade (CFC e CRCSC), nesta segunda e terça-feira, nas dependências do Centro Administrativo do Governo do Estado, em Florianópolis.
Durante os dois dias, foram debatidas as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCASP), que começaram a ser adotadas neste ano, a convergência às normas internacionais de contabilidade e uma maior transparência nas contas públicas.
Na abertura, a vice-presidente do Desenvolvimento Profissional do CRCSC, Marisa Schwabe de Morais, no ato representando o presidente Sérgio Faraco, observou que, felizmente, cada vez mais os gestores públicos estão se conscientizando do papel estratégico dos  profissionais da contabilidade, utilizando as informações fornecidas pela Contabilidade para assegurar uma gestão mais eficiente e a eficaz aplicação dos recursos captados da sociedade. “Somente o administrador que respeita a prática contábil tem condições de pesar a relação custo/benefício de um investimento, bem como propor orçamentos que levem em conta as reais necessidades da população, no que se refere a atividades fins do Estado, como saúde, educação e segurança” observou.\"\"

Durante todos os debates, os palestrantes manifestaram preocupação em incentivar uma maior participação da sociedade no controle e fiscalização dos atos públicos, bem como em tornar mais acessível as informações.
“O contribuinte deveria agir como o acionista de uma empresa privada, que acompanha – diariamente - o andamento de sua aplicação e avalia qual o seu retorno. Afinal, todos os meses, os brasileiros deixam quase 40% de sua renda nas mãos do Estado”, afirmou o professor Inaldo da Paixão Santos Araújo, autor de diversos livros sobre contabilidade pública.
\"\"Com sua experiência como auditor do TCE da Bahia, ele considera que o contador público tem um papel fundamental para tornar as informações referentes à receita e à despesa mais acessíveis, compreensíveis e transparentes ao cidadão, de forma a que ele possa saber se o seu dinheiro está sendo bem empregado.
 Apesar do Estado já disponibilizar em tempo real na internet dados sobre a execução orçamentária, a linguagem ainda é muito técnica e inacessível, lamentou o secretário de Administração, Paulo Eli, que participou do painel O Uso das Informações Contábeis na Administração Pública.
 Na avaliação do professor doutor em Controladoria pela USP, José Francisco Ribeiro Filho, as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público, que começaram a ser adotadas este ano, vão ajudar a mudar essa realidade. “Elas tem como foco a sociedade e estão voltadas a instrumentalizar o controle social”, garantiu. Um exemplo disso é a ênfase muito grande dada às notas explicativas e não tantos aos números. “Isso exigirá uma mudança na postura do contador e também no próprio ensino da contabilidade”, afirmou. “A demanda será por um profissional mais crítico, que leve em conta questões filosóficas e econômicas e que saiba lidar mais com conceitos e princípios do que com regras, ou seja, que consiga traduzir as informações para todos os tipos de público”, afirmou.
Promovido com o apoio da Secretaria do Estado da Administração e do Ciasc (Centro de Informática e Automação de Santa Catarina), o evento contou, como palestrantes, com os principais nomes da contabilidade pública no país: professores Domingos Poubel de Castro, Lino Martins da Silva, Inaldo da Paixão Santos Araújo e Paulo Henrique Feijó, da Secretaria do Tesouro Nacional.

\"\"

Fonte: Assessoria de Comunicação CRCSC