Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Primeira etapa do Fórum Catarinense on-line de Perícia discutiu impactos da LGPD e das mudanças tecnológicas na rotina dos profissionais da contabilidade


Data: 7 de junho de 2023
Fotos:
Créditos: Bianca Backes


Mais de 500 pessoas acompanharam a transmissão ao vivo da primeira etapa do 4° Fórum Catarinense on-line de Perícia, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), na manhã desta terça-feira (6). O evento, que focou nos impactos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e das mudanças tecnológicas à rotina dos peritos, está disponível no canal oficial da entidade no YouTube.

 

O analista de sistemas e encarregado de dados da FECONTESC, Damião Oliveira, ministrou a primeira palestra do evento: “A LGPD e suas implicações no dia a dia dos Profissionais da Contabilidade que atuam na Perícia Contábil”.

 

“Proteção e privacidade de dados, nos negócios, é valor”, destacou Oliveira, explicando sobre a importância da confidencialidade de dados.

 

Ele abordou os pilares do processo de adequação à LGPD e os principais riscos deste processo. Frisou, ainda, a necessidade de realização de backups, de trocas de senha periódicas e da adoção de políticas de segurança.

 

Em seguida, o contador, perito contábil e especialista em perícias e auditoria Carlos Martins falou sobre “Qual o impacto das mudanças tecnológicas na rotina do Perito na Justiça do Trabalho?”. Ele apresentou o panorama de como era o ambiente de trabalho do perito trabalhista com processos físicos e como é o ambiente de trabalho e rotina do perito trabalhista com o processo eletrônico, destacando as vantagens e dificuldades. Ele também explicou o funcionamento do processo eletrônico judicial da Justiça do Trabalho, o sistema de cálculo PJe-JT e a integração do PJe-Calc com o Processo Eletrônico e a relação entre o perito e os assistentes técnicos.

 

“Quando comecei a atuar na área, a minha grande preocupação era ter um mercado de trabalho na minha microrregião, no interior do Rio Grande do Sul. Mais tarde, como profissional consolidado, já atingia a Grande Porto Alegre. Mas aí surgiu o processo eletrônico e o mercado de trabalho passou a ser todo o Brasil”, relatou o especialista.

 

As contadoras e peritas contábeis Maria Eduarda Goulart de Souza e Stela Bueno, que são membros da Comissão de Estudos e Normatização de Perícias do CRCSC, foram as debatedoras desta primeira etapa do Fórum.

 

Segunda etapa abordará blockchain e análise de dados - A próxima etapa do Fórum Catarinense on-line de Perícia está marcada para o dia 13 de junho, às 9h, com as palestras “Blockchain: desafios e oportunidades” e “Visualização de Dados e Storytelling na Contabilidade: Como analisar dados e comunicar com eficiência”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas aqui: https://www1.cfc.org.br/evento?87Q.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados