Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Um dia para celebrar mulheres que transformam a Contabilidade em Santa Catarina


Data: 3 de março de 2023
Fotos: Ana Claudia Antunes/CRCSC
Créditos: Bianca Backes


Mulheres que empreendem, inovam e fortalecem a profissão nas mais diversas áreas da economia participaram, nesta quinta-feira (2) do Mulheres que Transformam a Contabilidade, promovido pela comissão CRCSC Mulher, do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.

 

“Foi um dia dedicado a trajetórias e ensinamentos compartilhados por mulheres incríveis. Um momento para incentivar cada uma de nós a ocupar espaços, para que nos sintamos encorajadas a emprestar os nossos talentos a grandes missões, a desafios importantes. Ocupando, transformando, e abrindo portas para as que virão depois de nós, como fizeram as que nos antecederam”, avalia a presidente da entidade, Marisa Luciana Schvabe de Morais.

 

A representatividade feminina no CRSC foi o foco do discurso de abertura do evento, realizado pela vice-presidente Institucional e de Relação com os Profissionais, Michele Patricia Roncalio. Ela destacou que, na fundação do Conselho, em 1946, dos 400 profissionais registrados, apenas sete eram mulheres. Em 77 anos, é o segundo mandato de presidente exercido por uma mulher. Atualmente, mulheres representam 44% dos profissionais registrados.

 

“Ao poucos, estamos ocupando espaços que antes eram apenas ocupados por homens: no mercado de trabalho, nas universidades, na política, também em cargos de liderança, tanto no âmbito público como no privado”, comemorou Michele.

 

A coordenadora do CRCSC Mulher, Katia Cilene Tavares, ressaltou a relevância de cada uma das palestrantes e convidadas. “Trouxemos mulheres maravilhosas, com currículos e histórias de vida incríveis, que nos comprovam que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive na Contabilidade”, disse a coordenadora da comissão organizadora do evento.

 

Empreendedorismo feminino e a autorresponsabilidade - O tema da primeira palestra do dia foi o Empreendedorismo feminino, ministrada pela contadora, empresária e mentora de carreiras e negócios contábeis Mayara Junges. A profissional ressaltou a importância da autorresponsabilidade como princípio fundamental para quem pretende empreender.

 

“Você sabe onde você quer chegar? Faça por você, é preciso autorresponsabilidade para realizar grandes coisas na sua vida. Não deixe essa parte nas mãos de ninguém. Corra atrás dos seus sonhos”, aconselhou a mentora de carreiras.

 

Mayara também reforçou a necessidade de se investir em gestão de pessoas e cultura organizacional para o sucesso nos negócios: “fundamental para manter bons profissionais no seu time”, concluiu a palestrante.

 

::: ACESSE AQUI A GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

 

A importância da gestão das finanças pessoais

 

A analista de educação financeira e fundadora do Canal Mulheres nas Finanças, Sarah Amaral Fabricio, que é contadora, mestra em Contabilidade e Controladoria, pós-graduada em Finanças, Investimento e Banking, falou sobre a importância das mulheres cuidarem do próprio planejamento financeiro e familiar.

 

“Mesmo falando aqui para um público de mulheres que cuidam do dinheiro dos outros, tenho certeza que muitas ainda não fazem o próprio planejamento financeiro ou grandes investimentos. A gente acaba achando que não tem tempo para cuidar disso, tem um pouco de medo, fica sem jeito de falar sobre divisão de contas com os próprios parceiros”, explicou a especialista.

 

Ela destacou que 73% das mulheres relatam sentir dificuldade para entender sobre investimentos. Mesmo constituindo 52% da população brasielira, as mulheres representam apenas 23% dos investidores.

 

“Dinheiro transforma os nossos sonhos em realidade, proporciona oportunidades aos nossos filhos, reduz a ansiedade. Sabemos, também, que muitas mulheres permanecem em relacionamentos abusivos por dependência financeira. Precisamos parar de achar que é complicado. Se os homens conseguem, nós também conseguimos entender sobre investimentos”, incentivou Sarah.

 

A analista de educação financeira deu dicas para uma vida financeira mais tranquila, como construir uma reserva para imprevistos (no valor de três a seis vezes a sua renda mensal) e ter investimentos que resultem em tranquilidade na velhice.

 

“Temos que criar estratégias para parar de perseguir o dinheiro e passar a perseguir o sucesso”, concluiu.

 

 

Talk-show revelou trajetórias pessoais de mulheres de destaque na contabilidade

 

A tarde foi a vez de mulheres de destaque na contabilidade catarinense compartilharem histórias pessoais, de como superaram dificuldades até alcançarem o reconhecimento profissional.

 

“Eu era uma pessoa que, em razão das condições nas quais cresci, poderia não ¨dar muito certo¨, sabe? Minha família era muito humilde, éramos cinco irmãs. Felizmente, eu tive a chance de estudar e sempre dei muito valor a isso, me agarrei a essa oportunidade, acreditando firmemente que o conhecimento é alavanca para abrir caminhos promissores”, revelou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana Schvabe de Morais, que é contadora, doutora em Administração, professora titular na Univali, mestre em Engenharia de Produção (UFSC), especialista em Auditoria e Perícia Contábil (Univali).

 

A empresária e consultora Mara Jaqueline Santore Utzig, que é contadora e especialista em Gestão Empresarial e Contabilidade, destacou a importância de se aliar a boas parcerias para vencer os desafios de uma infância humilde no interior do Extremo Oeste Catarinense.

 

“A gente precisa abrir um paraquedas todos os dias e eu sempre contei com parcerias excelentes, umas que me ensinaram tudo que eu sei, outras pegam junto nos negócios. Vocês já pararam pra pensar quem abre o paraquedas com vocês?”, desafiou a empresária.

 

A contadora e administradora Zenaide Carvalho, que é pós-graduada em Psicologia do Marketing e em Auditoria e Controladoria, além, de empreendedora digital, contou que ver, na própria família, uma mulher se submetendo à violência por não ter autonomia financeira, a impulsionou para os estudos e à contabilidade.

 

“Dinheiro traz independência. Busquem o seu. Agarrem as oportunidades, busquem e compartilhem conhecimento, cuidem da saúde. Estejam conscientes de que, por um período da sua vida, você precisa trabalhar além da média, mas não dá para levar essa batida a vida toda”, foram alguns dos conselhos da palestrante.

 

O encontro terminou com a apresentação humorística da personagem ilhéu Dona Bilica, que arrancou gargalhadas das participantes.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados