Finanças, tributação, audiências públicas e gestão 4.0 foram temas da 3ª semana do Mês do Contador

Data: 20 de setembro de 2022
Créditos: Maitieli Weber

O Mês do Contador segue trazendo temas de interesse do profissional da contabilidade, além de nomes importantes do cenário contábil. Na terceira semana, o projeto tratou sobre finanças pessoais, tributação da economia digital X planejamentos, audiência públicas: ferramentas para o controle social e gestão 4.0. Todas as palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial do CRCSC, no Youtube.

Confira mais sobre cada palestra:

Finanças Pessoais: Como você cuida do seu dinheiro?

Importância da educação financeira, dinheiro como meio para atingir objetivos e orçamento pessoal/familiar. Esses foram alguns pontos tratados na palestra de Sérgio Marian, que trouxe tópicos sobre cuidados pessoais com o dinheiro. A palestra aconteceu no dia 12/09, às 10h, e contou com a abertura da conselheira Kátia Cilene. Sérgio instigou os participantes com algumas perguntas: “Como funcionam os bancos, como eu lido com o dinheiro? Quais os canais que eu utilizo para receber recursos e quais os meios de pagamentos que estão disponibilizados?”. Assista a palestra completa clicando aqui.

A Tributação da Economia Digital X Planejamentos Tributários

O Professor Edgar Madruga conduziu os trabalhos da 2ª palestra da semana que tratou sobre “A Tributação da Economia Digital X Planejamentos Tributários”. O palestrante iniciou falando sobre as oportunidades que existem no universo tributário: “Quanto mais eu olho para o universo tributário, não importa o cenário, mais eu enxergo oportunidades, mas, especialmente, a qualificação. Estamos vivendo um apagão de mão de obra qualificada e isso é uma característica muito específica da área tributária, pois é um tema que exige bastante conhecimento”, explicou o professor.

O encontro foi realizado no dia 12/09, às 19h30, e contou com a abertura do conselheiro Willian Schmitt. Assista a palestra na íntegra clicando aqui.

Audiências Públicas: ferramentas para o Controle Social

O Radar Contabilidade Pública também fez parte da programação especial do Mês do Contador. O evento aconteceu no dia 14/09, às 19h30, e abordou sobre “Audiências Públicas: ferramentas para o Controle Social” e trouxe os contadores Dreone Mendes (vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCSC) e Ketty Benkendorf (Coordenadora da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público), para falarem sobre o assunto. A palestra contou com a abertura da presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais.

Dreone explicou que no primeiro momento trataria sobre algumas audiências públicas, como a “Apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança do Complexo Penitenciário de Blumenau”. “Pode-se adiantar que há uma diferente gama de audiências públicas, assim como há diferentes formas de fazer uma audiência pública, mas, nesta noite, trataremos sobre as audiências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)”, explicou o vice-presidente.

Ketty falou na sequência, complementando o assunto abordado anteriormente. “Quando pensamos em controle social, parece algo engessado ou regrado, mas vamos pensar que nosso foco neste momento está relacionado à administração pública. Iremos perceber que ao longo da conversa, iremos enxergar a audiência pública aparecendo novamente”, explicou a contadora.

Para assistir a palestra na íntegra, clique aqui.

Gestão 4.0 – Pilar da Inovação e Transformação das Empresas

Finalizando a semana, o projeto Mês do Contador trouxe a Gestão 4.0 para o debate. O evento aconteceu no dia 16/09 às 10h e contou com a palestra de Jorge Krening e abertura do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Dreone Mendes.

Jorge explicou que “hoje a transformação da gestão exige das lideranças um constante upgrade. Esse termo precisa estar no DNA do profissional, e aqui trabalharemos sobre o papel destes profissionais na transformação e na inovação das empresas.”

O palestrante ressaltou que o 4.0 vem em uma abordagem mais focada em tecnologia, então toda a transformação está ligada, intrinsicamente, à tecnologia.

Clique aqui para assistir a palestra completa.