Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Presidente do CRCSC fala sobre necessidades e tendências na especialização da profissão contábil em painel do Conexão Contábil


Fonte: CFC
Data: 1 de setembro de 2022
Fotos:
Créditos:


A presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, foi uma das palestrantes do painel “Necessidades e tendências na especialização da profissão contábil”, na terça-feira (30) no Conexão Contábil Sul, que aconteceu em Curitiba, entre os dias 30 e 31 de agosto.

A presidente destacou que a especialização do profissional é realizada por meio de capacitação e aprimoramento, que necessariamente perpassam por questões de ordem técnica mas também relacionadas às competências – integradas pelas vertentes do conhecimento (o saber), das habilidades (o saber fazer) e da atitude (o desejar fazer).

Para corroborar essa afirmação, Marisa fez uma explanação sobre como a especialização do trabalhador – não somente da área contábil, mas também das demais profissões – tem sido percebida no mundo todo. Para isso, a painelista apresentou pesquisas realizadas em âmbito mundial, entre os anos de 2020 e 2021, que definem esse novo perfil.

Os resultados confirmam que, entre outras coisas, em razão de muitas atividades operacionais estarem sendo  supridas pela tecnologia, as competências comportamentais e de relacionamento acabam por serem ainda mais valorizadas, conforme destaca a pesquisa denominada The Future of Job Report, apresentada, em outubro de 2020, no Fórum Econômico Mundial.

Essa mesma pesquisa ressalta ainda que, entre as habilidades mais requeridas pelo mercado de trabalho, estão o pensamento crítico e analítico, a resolução de problemas e as habilidades de autogestão, como aprendizado ativo, resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade.

Para Marisa, cabe aos profissionais aprimorar suas habilidades e conciliá-las ao conhecimento técnico, que tem evoluído constantemente, e de forma muito acelerada. Para isso, de acordo com a presidente, a educação continuada na especialização do profissional assume grande importância..

A íntegra dos debates pode ser acessada no canal do CFC no YouTube. 

 

 

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados