Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

Radar Contabilidade abordou metas e planejamentos de municípios


Data: 15 de agosto de 2022
Fotos:
Créditos: Isabella Miranda


O Radar Contabilidade Pública teve mais uma de suas edições de 2022, desta vez o tema foi “Aprimorando metas e resultados no planejamento de municípios”. O encontro aconteceu de forma on-line, no dia 12/08, no canal do CRCSC no Youtube.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Dreone Mendes, e a coordenadora da Comissão Técnica de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do CRCSC, Ketty Elizabeth Benkendorf, realizaram a abertura do evento.  “Esse é um projeto que congrega os profissionais da área pública de diversos órgãos, o radar está sempre trazendo temas importantes e que somam com qualidade ao trabalho de diversos profissionais”, explicou Dreone.

“Trouxemos esse assunto, que foge um pouco da execução, e segue para planejamento, porque sabemos que planejar auxilia nos resultados que iremos apresentar depois”, complementou Ketty.

Para debater o tema, o público contou com o conhecimento do Professor Doutor e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (doutorado e mestrado) da Universidade Federal de Uberlândia, com Doutorado em Controladoria e Contabilidade pela USP, Ricardo Rocha de Azevedo.

Ricardo abordou questões como visão geral do planejamento orçamentário de municípios; planejamento fiscal de particularidades de municípios; planejamento por resultados das fragilidades atuais e como melhorar a informação. “Iremos discutir sobre o modelo de projeções fiscais, percebo que há muita dificuldade em projetar as metas do ano seguinte, um tópico que também iremos abordar é o planejamento voltado para resultados”, pontuou.

Dúvidas dos participantes como metas da LDO e LOA, despesas emergências, foram levadas ao debate pela vice-presidente de Controle Interno e Membro da Comissão Técnica de CASP, Liliane Maria Novaes, e a membro da Comissão Técnica de CASP, Cristina Klock.

Durante a fase de debates também foram pontuados que já há nos municípios, diversos planos, tal como o de saúde, as 20 metas para educação, entre outros, e o orçamento é o veiculo por meio do qual esses planos irão se efetivar e não podem estar separados. Porém o professor destacou, que muitas vezes a “EUquipe” (quando o profissional trabalha sozinho) não recebe todas essas informações, o que fragiliza o processo.

Para quem perdeu o evento ao vivo, é possível assistir na íntegra por meio deste link , bem como acessar o material disponibilizado pelo professor.

Esta edição do Radar Contabilidade Pública de 2022 já conta com 566 visualizações. O evento contou 2 pontos EPC nas categorias AUD/PROGP/PRORT.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados