Free cookie consent management tool by TermsFeed
Notícias

CRCSC promove encontro com DIAT e entidades contábeis de SC


Data: 15 de agosto de 2022
Fotos:
Créditos: Maitieli Weber


Na tarde desta sexta-feira (12), o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina reuniu-se com a DIAT – Administração Tributária da SEF/SC e com entidades contábeis do estado. O objetivo do encontro foi trazer demandas levantadas pelo CRCSC, a fim de sanar dúvidas e propor melhorias do sistema. Os trabalhos foram conduzidos pela vice-presidente institucional e de relacionamento com o profissional, Michele Patricia Roncalio, que, na ocasião, estava exercendo o cargo de secretária adjunta da Fazenda, o qual também ocupa.


A presidente do CRCSC, Marisa L. Schvabe de Morais, esteve presente na abertura do encontro e agradeceu à DIAT, representada então pela diretora Lenai Michels, por reunir boa parte da equipe no encontro. “Muitíssimo obrigada por atender nossas demandas, ouvir nossas dores e realizarmos essa aproximação, ainda maior, com os profissionais da contabilidade, hoje aqui, representados pelas nossas diferentes instituições contábeis. Esse espaço é absolutamente bem-vindo”, destacou a presidente, que reforçou, ainda, o trabalho realizado pela vice-presidente Michele Patricia Roncalio, que é o de fazer a intermediação entre os pleitos do CRCSC e os órgãos competentes.


Na sequência, Michele mencionou os participantes do encontro, destacando as entidades presentes: FECONBRAS, FECONTESC, SESCON Sul, SESCON GF, SESCON SC e SESCON Blumenau, além dos vice-presidentes do CRCSC, Édio Silveira (Registro), Roberto Aurélio Merlo (Técnico), o ex-presidente Adilson Cordeiro e o conselheiro Willian Schmidt.


Após as apresentações, os participantes debateram a pauta previamente levantada pelo vice-presidente técnico do CRCSC, Roberto Aurélio Merlo, trazendo perguntas e sugestões das mais diversas entidades.
Entre os assuntos tratados, estavam a sugestão de viabilizar a consulta e importação dos arquivos XML de CTE’s e NFC-e, assim como já ocorre com os arquivos de NF-e; a liberação de acesso aos XML‘s de não contribuintes; a comunicação com o contribuinte e profissional da contabilidade; Nota Fiscal de Consumidor - NF-c, entre outros temas. Confira aqui a lista completa.


As demandas foram ouvidas, respondidas e, na medida do possível, serão avaliadas para melhorias. Huélinton Willy Pickle, coordenador do GPLAM - Grupo de Planejamento e Monitoramento Fiscal da Secretaria da Fazenda de SC, agradeceu a parceria e falou que a Fazenda e entidades contábeis estão juntos para responder essas e outras questões que virão.


Lenai Michels, da mesma forma, reiterou a importância do encontro e de debates que gerem a aproximação entre os órgãos. Roberto Aurélio Merlo destacou que outras reuniões do mesmo cunho irão acontecer, com o objetivo de levar conteúdo aos profissionais, melhorando a relação da DIAT com os contadores, mas também com a sociedade. Ele destacou que é preciso haver conformidade das operações, e isso acontece por meio de um trabalho em conjunto.


Por fim, Michele Patricia Roncalio encerrou o bate-papo, sinalizando que os encontros serão de forma bimestral e que por meio da Câmara Técnica haverá a coletas de temas, para que os assuntos possam ser abordados e aprofundados.

Foto
© Copyright 2022 - Direitos reservados