Artigo Revista RCCC: Entropia da informação e ranking das empresas do IBOVESPA a relevância da inovação ambiental

Data: 11 de agosto de 2022

Autores: Lucas Benedito Gomes Rocha Ferreira, Crisiane Teixeira da Silva, Luiz Fernando Câmara Viana, Tatiane Meurer

Resumo : Este estudo analisa os pesos de indicadores multidimensionais de desempenho para determinar o ranking das empresas listadas no índice Bovespa. Trata-se de uma pesquisa quantitativa por meio do método multicritério entropia da informação, em que os indicadores das dimensões ambiental, social, de governança, econômico-financeira e de mercado foram obtidos pela base de dados Refinitiv Eikon. Assim, foi possível estabelecer os pesos dos indicadores para cada ano com a finalidade de determinar os rankings das empresas em nível setorial e geral. A variável inovação ambiental foi responsável pela maior relevância informacional, enquanto os indicadores como retorno sobre patrimônio líquido e alavancagem financeira obtiveram os menores pesos. Quanto ao ranking, a Renner ocupou a primeira colocação, o que torna possível inferir que essa companhia vem se destacando nos indicadores retratados com maior peso. Além disso, os setores de comunicação e utilidade pública apresentaram as maiores pontuações médias, ao passo que os segmentos de saúde e energia tiveram os menores desempenhos em média. Esses resultados indicam a relevância da prestação de informações corporativas para alcançar os investidores, cada vez mais preocupados com boas práticas de gestão e com indicadores socioambientais. Ademais, os achados sugerem que inovar em questões ambientais não consiste em uma prioridade para as empresas da amostra, suscitando o questionamento se essas organizações visualizam a legitimidade ou retornos de inovações bem-sucedidas como recompensas dos investimentos realizados. A pesquisa contribui ao apontar que empresas com melhores práticas ambientais poderão obter mais benefícios, assim como a sociedade, diante da qualidade de vida e da preservação ambiental.

Palavras-chave: Indicadores, Desempenho, Entropia, Ranking, Ibovespa

Link de acesso na íntegra:

Como citar este artigo:

Formato APA:

Ferreira, L. B. G. R., Silva, C. T. da ., Viana, L. F. C. ., & Meurer, T. (2022). Entropia da informação e ranking das empresas do IBOVESPA: a relevância da inovação ambiental. Revista Catarinense Da Ciência Contábil21, e3246. https://doi.org/10.16930/2237-766220223246

Formato ABNT:

FERREIRA, L. B. G. R.; SILVA, C. T. da .; VIANA, L. F. C. .; MEURER, T. Entropia da informação e ranking das empresas do IBOVESPA: a relevância da inovação ambiental. Revista Catarinense da Ciência Contábil[S. l.], v. 21, p. e3246, 2022. DOI: 10.16930/2237-766220223246. Disponível em: https://revista.crcsc.org.br/index.php/CRCSC/article/view/3246. Acesso em: 9 ago. 2022.