CRCSC participa de rede nacional criada para melhorar combate à corrupção

Data: 29 de março de 2010

\"\"O Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC),  junto com 14 instituições que atuam no controle de gastos públicos em Santa Catarina, passou a integrar a Rede de Controle da Gestão Pública – uma iniciativa de âmbito nacional, que busca, através da cooperação interinstitucional, melhorar os resultados do combate à corrupção no País.
O primeiro passo para a atuação da Rede em Santa Catarina foi a assinatura de um acordo de cooperação técnica, na sexta-feira passada, na sede do Tribunal de Contas do Estado, em Florianópolis. Presida pelo presidente do Tribunal, conselheiro Wilson Wan-Dall, a cerimônia contou com as presenças do  ministro substituto do Tribunal de Contas da União (TCU), Weder de Oliveira, do presidente da Associação dos Membros dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (ATRICON), Salomão Ribas Junior, e do deputado Jailson Lima, dentre outras autoridades.
Para o presidente do CRCSC, Sergio Faraco, a rede vai permitir um trabalho integrado, que deve ampliar o alcance das ações das entidades voltadas  ao controle e à fiscalização.  Ele observou que o Conselho sente orgulho por ter sido convidado a participar dessa iniciativa. “É um reconhecimento da importância do trabalho do profissional da contabilidade para o aprimoramento da gestão pública”, disse.
A troca de experiências a respeito de práticas de investigação, de metodologias, e na capacitação de pessoal é extremamente importante para o objetivo comum de evitar o desperdício de dinheiro público e a impunidade dos fraudadores do Erário, destacou o conselheiro do TCE de Santa Catarina Salomão Ribas Junior, presidente da ATRICON.
Já o ministro Weder de Oliveira, que representou o TCU no ato de assinatura do acordo, fez questão de registrar o expressivo número de instituições que aderiram à rede nacional em Santa Catarina. Para Weder, a fiscalização da gestão pública e o combate à corrupção não podem ser encarados com amadorismo. “A cooperação técnica é fundamental para construirmos processos capazes de apresentar resultados eficazes que respondam às expectativas da sociedade”, observou.
O presidente do TCE/SC, também  reforçou a  necessidade de integração de esforços: “Se cada um dos órgãos aqui representados contribuir para esse objetivo comum, o País será diferente”.

OFICINA - Logo após a assinatura do acordo de cooperação, foi realizada a primeira oficina de trabalho da Rede de Controle no Estado. Pelo CRCSC, participou desse trabalho a conselheira Michele Patricia Roncalio, coordenadora da Comissão de Integração com Contabilistas Públicos da entidade. Conforme ela, dentre os principais benefícios que a rede trará, constam 1) maior agilidade na troca de informações; 2) Melhoria na análise de risco; 3) utilização de provas emprestadas, com redução de tempo e uso de recursos; 4) reduzir casos em que são efetuados trabalhos idênticos pelos parceiros, eliminando redundâncias, e 5) realização de trabalhos conjuntos.\"\"

PARCEIROS - Assinaram o documento que formalizou a criação da Rede de Controle da Gestão Pública em Santa Catarina o TCU, TCE/SC,  Assembléia Legislativa, Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União, Controladoria Geral da União, Ministério da Fazenda, Secretaria de Estado da Fazenda,  Patrimônio da União, Polícia Federal, Caixa Econômica, Fecam, CRCSC e Crea/SC.
 A meta é dar maior celeridade e eficiência ao intercâmbio de informações e aos procedimentos que buscam a proteção do patrimônio público e a defesa da probidade administrativa, bem como ampliar a efetividade da fiscalização e do controle da gestão dos recursos públicos.

Fonte: Assessoria do CRCSC, com informações do TCE/SC